Muito recentemente, podemos observar que mesmo durante a realização do Euro2008 na Suiça, os habitantes desse Alpino país (gosto da palavra alpino! Faz-me lembrar uma marca de manteiga do meu tempo de criança! Alpina, julgo eu!), mantiveram a sua já conhecida e reconhecida calma e paciência. É verdade, mesmo com tantos turistas entusiasmados, enxubregados e embrenhados na loucura, os suíços estiveram muito sossegadinhos. É de lembrar, até porque já lá vão 1460 dias, que os tugas aquando do Euro em Portugal, utilizaram o evento como multifacetada desculpa para não trabalhar, não sair de casa com as mulheres e saírem com as amantes, e em alguns casos, não que eu conheça, mas por ouvir falar, para festejarem vestidos de Noddy! Em suma, a desculpa ideal para não fazerem a ponta d’um corno. Mas os suíços não! Eles não pactuam com esse tipo de euforias. Serão eles seres de outra galáxia? Serão o fruto de um amor proibido entre uma bela e estonteante helvética e o seu herói Guilherme Tell? Não creio! No entanto, tendo em conta a questão original, “Porque é que os suíços são certinhos, trabalhadores e organizados?”, podemos abordá-la por duas perspectivas diferentes: 1 - Porque são certinhos os suíços? 2 - Porque são trabalhadores e organizados? A resposta para “ambas as duas” (como é comum ouvir em terras de Camões), vai de encontro à mesma força da Natureza, o tão famoso, caro e fedorento queijo suíço! Passo agora a explicar a razão. Quando imaginamos um queijo suíço, qual é a primeira coisa que nos vem á cabeça? Não. O cheiro das vossas peúgas Chanel nº5 que consegue dizimar uma família completa de melgas e cerca de quatro traças do árctico norte, embora tenha odor semelhante ao destes espécimes lácticos, não conta. Vá, pensem lá outra vez… Isso, isso… Ora lá está! Agora sim. De certeza que se lembraram dos grandes buracos que existem no queijo suíço, em nada semelhantes aos buracos orçamentais desse país, mas em tudo equiparados aos do nosso… Minto! Minto! Os nossos são bem maiores que os do queijo, mas voltando ao tema inicial, então porque são tão certinhos os suíços? Como o queijo suíço tem muito ar, estes indivíduos, comem mais ar do que leitinho coalhado. As carências nutricionais, que daí advêm, obriga-os a serem comedidos e certinhos. Explicado o “certinho”, passemos agora para o “trabalhadores e organizados”. Ora é do conhecimento geral, que o queijo tem efeitos negativos na memória, então, se não comermos queijo, (que é o caso deles, pois a numa fatia de queijo, aproximadamente 87,332123% do que ingerem é ar), conseguimos ser mais organizados e assim rentabilizamos o trabalho. Quanto à questão de eles serem mais trabalhadores, é uma falsa questão. O que sucede, é que ao comerem mais ar que queijo e ao faltar a força para a ramboia, resultante das deficiências nutricionais, a selecção natural Darwinista, encarregou-se de escolher os que conseguiam rentabilizar o trabalho e que não perdiam energias com assuntos paralelos, como por exemplo: lerem e-mails desnecessários, instruírem-se em blogs como este, inventarem desculpas para se baldarem ao trabalho ou ver pornografia barata e sem qualidade (como a que ainda ontem recebi… Faço desde já um apelo aos meus fornecedores habituais, para que enviem xixa de qualidade!).
“Et Voilà!” Assim fica desmistificado este assunto, no entanto, ao falarmos de leite e do seu malcheiroso fruto coalhado, não compreendo a razão pela qual eles têm direito à vaca roxa Milka nos Alpes e nós simplesmente somos agraciados com o Pauleta nos Açores, ou em bom micaelense, “u páulête duz assôrs”. Tenho dito!
Sem comentários:
Enviar um comentário