quarta-feira, 2 de abril de 2008

Toda a verdade sobre aumento do preço do café!




Um ultraje!

Ouvi recentemente, que o preço do café vai subir 30% e que possivelmente, teremos que gratificar monetariamente o estabelecimento com 1€ para consumirmos a bela bica que dele advém.

Amigos, inimigos, público em geral e o leitor em particular, isto é inaceitável! Aqui fica o meu alerta e também a minha nota de repúdio para esta efeméride!

Uma vez mais, estamos perante uma gritante acção de marketing, no sentido de ludibriar o cidadão comum e os outros quiçá indefinidos e mais transversais, ocultando os verdadeiros motivos para esta ocorrência. Dizem uns certos senhores entendidos no assunto (julgamos nós), que este aumento se deve á escassez do produto e ao aumento do custo de produção. Devem pensar que eu sou parvo! Por acaso até sou um pedacinho, mas tirando isso, tudo bem… No entanto voltando à vaca fria… Deve ser da proximidade do Dia das Mentias e de algum efeito relacionado com a osmose que se expandiu até hoje! Ora no Brasil há dificuldade em escoar a abundância de café produzido, e de resto, alguém ouviu falar em novos investimentos na indústria do café (que deve ter um nome que agora não me vem à cabeça…)? Não?! Pois claro que não! O café já tem o mesmo método de produção à séculos… mas mesmo assim, ainda podem dizer: "Ah pois, mas agora está tudo mais caro e os custos aumentaram!" Aumentaram? Se não me engano, o café (arbusto da família
Rubiaceae e do gênero Coffea), é uma planta! Todos sabemos que as plantas precisam de ar, água e luz para se desenvolverem. Tendo em conta que a luz é solar, a água é proveniente da chuva e o ar só está mais poluído que antigamente1, não há razão para o aumento dos custos de produção. Bem pelo contrário, pois este ano choveu mais vezes que no ano anterior e também houve uma diminuição dos dias com nebulosidade, o que indica mais água e mais luz. Isto leva-nos a desconfiar dos comerciantes que querem é ganhar mais uns trocados!

Como já é habitual, há sempre provas para as minhas afirmações. Observem: o café vai aumentar 30% e poderemos vir a pagá-lo a 1€. Cá está! Se antes um café valia 0,50€, e agora passar a custar 1€, o aumento vai ser de 100% e não de 30%! Logo, como já percebemos que os custos de produção são os mesmos, os comerciantes vão ter um lucro de 70%. É uma prova irrefutável! Mas serão estes os verdadeiros motivos deste aumento? Claro que não. O Motivo é reduzir o défice orçamental do nosso país. Vejamos como: Tendo em conta que no país são consumidos cerca de 4 000 000 de cafés diariamente, se o valor passar para 1€, dá um total de 4 000 000€ por dia, que serão 120 000 000€ mensais e 1440 000 000€ por ano. Assim, quando os estabelecimentos comerciais tiverem que apresentar as suas despesas, vai aumentar o valor dos seus rendimentos e consequentemente aumentarão as receitas fiscais ao nível do IRC! Depois este valor será uma mais valia na redução do défice orçamental.

Caros leitores, aqui está um caso onde o verdadeiro culpado não é o mau da fita, mas sim, os senhores que jogam solitário, lêem os jornais e que ouvimos esporadicamente defender o chefe da tribo dizendo " Muito bem! Muito bem!". (vocês sabem quem eles são…)


 

1 Isso sim poderia influenciar a subida, pois além dos poucos nutrientes que o café possui, ainda são incluídos alguns em forma de bónus.

2 comentários:

Anónimo disse...

Mas tu nem tomas café seu animal...

Anónimo disse...

Pois eu também concordo com a parte... de seres um pedacinho parvo... para o que te deu agora! Falares das teoria evolucionista da economia tendo como base o aumento do preço do café...qualquer dia ainda te lembras de podes o amendoim e o tremoço à porrada por uma mini...zzz...!tamos lindos tamos...