quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Os preços nas esplanadas!


Andava eu perdido no meio da capital da Zona Norte, ou cidade invicta, ou mesmo cidade do Porto, quando num momento de desespero gástrico, procurei um local de consumo calórico, no qual poderia despender uma certa quantia monetária para saciar a malfadada sensação de angústia estomacal!

Após uns momentos de busca, deparei-me com um estabelecimento que ostentava nos seus amarelecidos toldos a palavra pastelaria. Entrei, dirigi-me ao funcionário que se encontrava no lado posterior do balcão, e pedi com uma calma aparente, uma torrada e um néctar de pêra. Aguardei com alguma impaciência interior, que o meu pedido fosse atendido e assim terminasse a minha ânsia. O pedido chegou… No entanto, Eis que surge uma questão demoníaca!

Num cartaz encostado à caixa absorvedora de euros, estava escrito: "O consumo na esplanada está sujeito a um preçário diferente." Logo percebi, que na esplanada tudo era mais caro… Mas porquê? Porque é que no verão as esplanadas aparecem? Porque é que nesta altura há saldos em todo lado menos nas esplanadas? E porque é que o rato Mickey só tem quatro dedos? Estive a meditar sobre o assunto e deixei-me dormir! Depois de acordar, estive a reflectir e pensei no assunto… então percebi que o aumento de preços é um embuste! Ora reparem… se estivermos dentro de um café no verão é por uma de duas razões: ou está fresquinho dentro do café ou o ar condicionado está ligado! Se for este o caso, os preços na esplanada deveriam ser mais baixos, uma vez que todos sabemos o quão desagradável é, estar na esplanada a apanhar calor. Outra situação que me ocorreu, está relacionada com as taxas que os estabelecimentos pagam às Câmaras Municipais por utilizarem a via pública. Mas também esta condição me pareceu ser propícia para baixar os preços e não subi-los, isto, porque as pessoas sentam-se nas esplanadas para poderem ver "gaijas boas". Perdão! Ver a Natureza… o que significa, que estão mais tempo a consumir produtos e a fazer com que mais "gaijas boas" saiam à rua… ups… pessoas! Assim é que é… ai esta cabeça! Se há mais pessoas e mais consumo, a economia é beneficiada, logo, também as Câmaras Municipais ganham com isso. Por fim, a ultima situação que me ocorreu, mas que também não justifica o aumento do preço nas esplanadas. Todos sabemos que os empregados de balcão destes estabelecimentos portadores de esplanadas, aumentam o seu ritmo de movimento, o que lhes dá uma melhor condição física, resistência, evita problemas cardíacos, regula os níveis de colesterol e melhora as performances sexuais. Também aqui, só vejo benefícios quer para o trabalhador em questão, quer para o estabelecimento que ganha um empregado mais feliz e consequentemente mais eficiente. Como podem ver não há razão para que continuemos a pagar mais nas esplanadas! E mais! Se eu estava dentro da pastelaria com calor, sem ar condicionado, comi uma torrada repleta de colesterol e estava em pé junto ao balcão, porque é que eu não tive direito a desconto? Ai ai… Tamos Lindos…

1 comentário:

Anónimo disse...

REVOLTANTE!!! ERA MATÁ-LOS A TODOS!!!